sábado, 20 de setembro de 2008

A INFLUÊNCIA DA HUMANIZAÇÃO E DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NO CLIMA ORGANIZACIONAL COM VISTA NA MELHORIA DA PRODUTIVIDADE

Na era moderna, a sociedade das organizações é alvo de muitas transformações. As incorporações, fusões e aquisições entre empresas as tornam cada vez maiores e com maiores chances de sobrevivência; porém com mais necessidade de estruturação dos seus processos. É imperativo a melhoraria de seus índices de competitividade e para isso elas dependem quase que única e exclusivamente dos trabalhadores, motivados, felizes e orgulhosos dos valores que compartilham com as organizações em que participam. Trata-se de um diferencial comumente ignorado no meio empresarial, mas extremamente relevante: as pessoas.
Aos temas congregação de valores, orgulho, motivação, satisfação ou felicidade no trabalho, imediatamente se interligam outros conceitos como humanização do ambiente de trabalho ou como relação interpessoal dentro das organizações. A humanização no ambiente de trabalho trata do respeito ao trabalhador enquanto pessoa, enquanto ser humano. Ele deve ser o maior aliado da organização e não apenas um simples gerador de lucros. Considerando o relacionamento interpessoal, o mesmo está diretamente ligado aos atos de solidariedade entre as pessoas, à necessidade de inclusão, ao controle e a afeição. Acredita-se que tanto a humanização no ambiente de trabalho, quanto o relacionamento interpessoal, são variáveis que, de fato, contribuem muito para a melhoria do clima organizacional.